Empresa de Cuiabá recolhe e faz descarte correto de eletrônicos

Sociedade moderna que consome muitos produtos eletrônicos também precisa pensar em seu descarte. Hoje, o lixo eletrônico é uma das principais preocupações dos ambientalistas e, claro, da população que já despertou para os cuidados necessários com o meio ambiente.

 

Ana Valéria, 37, tem em sua cada ao menos 3 computadores sem nenhum uso. Há ainda um notebook que ela usa diariamente.

 

“O primeiro computador que tive em casa está guardado, funciona, mas está bem velho. Outros dois, que comprei depois dele, queimaram em um dia de tempestade. Um primeiro, aí fui comprei o outro, que também queimou”.

Apesar do conteúdo do HD do computador, que ela insiste em “preservar”, há outras partes que podem ser descartadas, como o teclado, telas, mouses, caixas de som, cabos e outros complementos.

 

Em Cuiabá, desde 2012 a Ecodescarte tem sido uma opção. A empresa especializada em reciclagem e gestão de resíduos eletrônicos, também atua com lâmpadas, fios e eletrodomésticos.

 

Ao , Thiago Pegorini, proprietário da empresa, relata que os pais possuem uma loja que compra e revende peças usadas que, por isso, se tornou referência para a entrega de produtos eletrônicos que, muitas vezes, iriam direto para o lixo. “Sentamos e conversamos sobre isso, vimos que havia mercado e potencial, já que a demanda para o descarte dos produtos passou a ser crescente”, disse.

“Tem muita coisa que não tem mais valor comercial, mas a gente recebe, comercializa e muita coisa vai para a reciclagem. Há ainda o diferencial da empresa, que é buscar nos locais, dependendo da quantidade, o lixo para ser descartado”.

 

Segundo ele, a empresa chega o volume e caso seja necessário, vai com um caminhão fazer a coleta. “Não só para o lixo doméstico, mas também o de empresas, que é maior que o lixo de uma casa”.

 

Empresas que buscam a Ecodescarte são certificadas pelo descarte correto dos resíduos. “É perceptível à mudança no comportamento da sociedade e como a população tem voltado e buscado mais para esses serviços”.

 

Após os resíduos serem coletados, a equipe faz todo o procedimento necessário de descarte, tal como o desmonte e a neutralização das possíveis substâncias tóxicas.

 

Apesar de estar há 7 anos no mercado, Thiago ressalta que ainda há dificuldade de chegar até a população. “Tem muita gente que não nos conhece, que não sabe que estamos aqui, como funciona. Então, é importante que a sociedade saiba que estamos aqui e podemos fazer esse descarte de forma correta”.

 

E para atingir a sociedade, a empresa já realizou algumas edições da Campanha LEVE, que teve como objetivo incentivar a doação de aparelhos eletrônicos e com o valor arrecadado será 100% doado ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.

 

Para agendar coletas, conhecer o trabalho ou tirar dúvidas, entre em contato pelos telefones (65) 3025-7336 ou 3023-979. A empresa e o depósito está localizada na rua Miranda Reis, 151, no Poção.