Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 mostram que o brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. Entretanto, os impactos ambientais gerados pela produção de lixo podem ser amenizados com medidas simples.
Play Video
O auxiliar de meio ambiente Otávio Douglas ajudou o Primeira Página a organizar essa lista.
- Separe os resíduos – para o descarte de materiais recicláveis adequadamente, é necessário que eles estejam limpos e separados dos resíduos orgânicos. Caso contrário, isso pode infectar esses materiais e dificultar o processo de reciclagem nas empresas. Os itens recicláveis e não-recicláveis devem ser descartados em coletores separados.
- Armazene adequadamente – além de separar os materiais recicláveis é preciso armazená-los de forma adequada até a realização da coleta. É importante deixar armazenado em lugares que não esteja exposto ao sol ou água, para facilitar a coleta deixe de forma acessível para a empresa que for coletar não encontrar dificuldade no manuseio dos resíduos.
- Envie à coleta seletiva – procure um ponto de coleta seletiva mais próximo. Em Cuiabá existe os ecopontos localizados no supermercados Comper (Jardim Itália e Avenida do CPA); sede da FIEMT. Uma outra solução é procurar alguma empresa que realize o serviço de reciclagem do resíduo em especifico que o cidadão deseja descartar.
Também é preciso ter uma atenção especial com relação ao óleo de cozinha, é necessário armazenar adequadamente. Segundo ele, é necessário juntar o máximo de óleo que conseguir. “Coloque-o em um recipiente que não deixe o óleo vazar. Envie à coleta seletiva”.
Além disso, é necessário ter cuidado especial com o lixo eletrônico. Em Cuiabá, há empresas que fazem a reciclagem correta desses produtos. Uma dessas empresas é a Ecodescarte Reciclagem de Eletrônicos.